ENTREVISTA DE EMPREGO

Segundo o IBGE já são mais de 9,6 milhões de desempregados em nosso país, este número embora assustador não deva nos deixar desanimadas. Não. Não. Não! Pois acredito que o Senhor protege aqueles que o servem. E para quem perdeu seu emprego é hora de buscar força em Deus para acreditar e perseverar. É portanto o melhor momento para colocarmos a nossa em ação. Não acham?

E para dar uma ajudinha na hora de buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho vou compartilhar algumas dicas preciosas de como se vestir adequadamente para essa ocasião, que lhe ajudarão a estar mais preparada e confiante para enfrentar esse momento tão temido por muitas de nós, que é a entrevista de emprego. E lembre-se: A insegurança é uma falta de . Portanto Acredite que Deus tudo pode e que você também é capaz!

Agora observe as dicas e espero do coração que elas lhe ajudem de alguma forma.

Quais os objetivos de uma entrevista de emprego?

 Medir a capacidade de comunicação, habilidades de liderança, nível de ansiedade, capacidade de argumentação, os objetivos que o candidato tem, entre outras habilidades.

Fatores como postura, roupas e atitudes contribuem para a contratação ou a desclassificação do candidato.

Por isso é tão importante está atento a cada detalhe da sua roupa que lhe ajudará a causar uma boa impressão. Para começar, vamos entender o que é “Imagem Formal e Imagem Casual”. Isso será de grande valor na hora de escolher cada item que irá compor seu visual levando em conta o perfil da empresa e o cargo que almeja.

Imagem Formal: Imagem mais adequada a ambientes mais sérios (formais).

Roupas e acessórios mais formais a farão projetar uma imagem de: Seriedade, sabedoria, autoridade e credibilidade. Mas também de: Rigidez, distanciamento, arrogância e agressividade.

Imagem casual: Imagem mais adequada a ambientes ou ocasiões de descontração (casuais).

Roupas e acessórios mais casuais a farão projetar uma imagem de: Descontração, flexibilidade, criatividade e cordialidade. Mas também de: Imaturidade, relaxamento, despreparo e insegurança.

Agora levando em consideração o que observamos anteriormente, tente fazer uma pequena pesquisa e ver como as pessoas da empresa em que você irá tentar uma vaga se vestem, e não se esqueça de levar em consideração o cargo que está pretendendo. Agora que você já tem essa informação ou pelo menos tem uma ideia em mente, vamos classificar o nível de formalidade ou casualidade e como você deve compor seu look adequadamente.

Ambiente Muito formal: Ambientes sisudos, onde a seriedade impera.  Escritórios de advocacia e finanças, área executiva de grandes bancos (exceto caixas) e financeiras.

Sua imagem deve projetar: Seriedade, sobriedade e credibilidade.

Use as peças mais discretas, aquelas de cores escurar (preto ou marinho), lisas ou risca de giz, e de corte reto e estruturado. Uma saia lápis com blazer com modelagem mais clássica. Opte por acessórios discretos. A bolsa e pasta, se for o caso, deve ser bem estruturada e de preferencia de cor escura.

Sugestão:

01

Ambiente Formal: O clima é menos sisudo, mas ainda sério e formal. Consultoria da área jurídica, financeira ou atendimento ao cliente.

Sua imagem deve projetar: Seriedade, credibilidade com toque de receptividade.

Vista-se com o máximo de sobriedade, de acordo com as orientações dadas para o ambiente muito formal. Evite exageros nos acessórios e se for usar algo um pouco maior, que seja um anel ou bracelete, nunca brinco ou colar, que ficam próximos ao rosto e chama atenção o tempo todo, distraindo o entrevistador.

Sugestão:

02

Smart Casual: Um meio termo, um pouco formal, um pouco casual. O clima é mais relaxado. Empresas de grande porte, escritórios de contabilidade, comércio exterior etc. Consultorias de médio porte, entre outras.

Sua imagem deve projetar: Capacidade de decisão, discrição e receptividade.

Escolha cores sóbrias e discretas, preferencialmente as mais escuras ou que dão ar de autoridade e de quem sabe o que diz. Busque por tecidos de absoluta qualidade, com caimento perfeito. Não precisa ir toda de preto ou marinho, apenas usando uma peça deste tom, misture então com o grafite e evite as cores claras, ou se for o caso substitua por tons médios.

Sugestão:

03

Casual: Empresas em que a criatividade e a descontração estejam presentes. Áreas como: Comunicação, marketing, tecnologia, moda, design, arquitetura etc.

Sua imagem deve projetar: Criatividade, descontração e flexibilidade. Sem deixar a credibilidade de lado, ou parecer imatura ou desleixada.

O truque para não errar aqui é combinar elementos casuais e informais. Neste caso pendendo para descontração. Você pode até ousar mais nas cores e substituir neutros escuros por cores um pouco mais alegres, como tons fechados de azul, branco ou off-white etc. Capriche na modelagem da roupa, optando por peças com detalhes discretos, porém interessantes. Use a melhor qualidade que puder e não vá de jeans e camiseta. Faça um mínimo de cerimônia e, mesmo que o ambiente seja ultracasual, caso precise ir de jeans, opte pelo mais escuro e tenha um blazer, jaqueta ou colete de alfaiataria para agregar ao look.

Sugestão:

04ca

*Trechos extraídos do Pequeno Livro de Estilo: Guia para toda hora/ Ana Vaz – Campinas SP – 2007

Para fortalecer sua :

“Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares”. Josué 1.9

E aí gostaram?? Beijos e fiquem na Paz….

linda6

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s